13 de abril de 2013

Entre na luta contra o mexilhão dourado, uma ameaça a biodiversidade brasileira!

Já ouviu falar do mexilhão dourado? É um pequeno molusco invasor que está se espalhando pelo Brasil. Ele se reproduz e cresce muito rapidamente e se encrusta em tudo, chegando a obstruir grandes tubulações! Mas além disso, ele interfere nas relações de alimentação das outras espécies e pode eliminar espécies nativas. O mexilhão dourado já está no Pantanal e ameaça invadir a bacia Amazônica, colocando em risco a nossa biodiversidade! 

O vídeo abaixo explica bem, de forma divertida e em apenas quatro minutos este sério problema! E o mais legal é que você pode nos ajudar a combater esta praga! Com a sua ajuda, iremos sequenciar o genoma do mexilhão dourado e poderemos entender melhor a sua biologia e o que faz dele um invasor tão bem sucedido! É conhecendo bem este "inimigo" que poderemos identificar suas fraquezas e desenvolver estratégias para eliminá-lo! Esta é a primeira iniciativa de financiamento colaborativo de um projeto científico no Brasil, um modelo de financiamento que já tem ajudado a tornar projetos científicos em realidade em vários outros países. 

Faça parte desta luta contra o mexilhão dourado você também! Colabore (com qualquer quantia acima de R$10) e compartilhe o projeto com seus amigos! A biodiversidade brasileira agradece! :-)


E se você quiser conhecer um pouco mais do nosso laboratório, pode dar uma olhada nesta apresentação:


Nenhum comentário: